Bem vind@ ao blog InfoDados.com, sua fonte de informações baseada em dados.

12 julho, 2020

thumbnail

Renda Média Brasileira nos Últimos Anos

Embora ainda tenhamos situações de extrema pobreza no Brasil, em termos gerais, ele é hoje considerado um país de renda média. Entretanto, de acordo com alguns economistas e analistas, o país está preso na armadilha da renda média, que muito é comum aos países que saem da pobreza. Isso acontece por que escalar as primeiras etapas de industrialização e sofisticação econômica é relativamente fácil quando comparado a dominação tecnológica e produtiva numa escala global, que é o quadro das economias desenvolvidas.

Fontes:
O objetivo desse artigo é ter uma visão de como essa renda vem se comportando nos últimos anos. Para isso, recuperamos dados do IBGE, que publica mensalmente, trimestralmente, e anualmente uma análise da renda do brasileira, incluindo dados de estados e regiões do país.

Desses dados do IBGE, utilizamos a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 2012 à 2019, e dessa pesquisa extraímos o indicador de "Rendimento médio mensal real da população residente, com rendimento, a preços médios do ano", da subclasse "todos os trabalhos", que representa rendimento de trabalho efetivamente recebido para pessoas de 14 anos ou mais. Segundo a nota técnica do IBGE divulgada na PNAD mensal, esses valores são reais, ou seja, já incluem o desconto da inflação.

Os códigos-fonte para a extração de dados e geração de gráficos podem ser encontrados no GitHub sob a licença MIT, e o resultado você pode conferir logo abaixo:

No Comments